domingo, 5 de setembro de 2021

ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SECUNDÁRIO 

- REFLEXÕES AVULSAS, TÃO NOCTURMAS QUANTO POSSÍVEL 

(ÁGUEDA, 2003)


TEXTO 2

UMA REFLEXÃO MUITO PROVISÓRIA - (EYES WIDE SHUT)     (1)

De olhos bem abertos, porém vendo pouco (na melhor das hipóteses apenas metade do que seria desejável ver), olhamos atentamente para os nossos alunos, esforçando-nos por que eles nos entendam, não tanto por os entendermos a eles, e depois passamos, seguimos, cumprimos e largamos.

Outros docentes os apanharão, descobrirão como permanecem ignorantes, e inaptos. Esses novos docentes porão em causa o trabalho dos docentes anteriores que os deixaram naquele estado larvar, naquele limbo de imbecilidade de onde não sairão tão cedo... 

De olhos amplamente abertos, mas vendo pouquíssimo, também estes novos docentes se esforçarão, sem tréguas nem limites, por lhes ministrar conteúdos e desenvolver autonomias.  Atentos aos mínimos sinais de interesse por parte dos nossos discentes trogloditas, refrasearão sem esmorecimento os mesmos estafados conceitos, as mesmas regras gramaticais, o mesmo léxico intransponível. 

Porque eles, os nossos limitados alunos, não nos ouvem, não nos olham, não nos acreditam, não se libertaram do concretismo que os amarra á mediocridade. 

E carpiremos eternamente, ano após ano, as agruras desconfortáveis de nunca sermos entendidos pelos nossos amorfos aprendentes.

   

                                                                               joão de miranda maranhão


Sem comentários: